
Robert Longo nasceu em 1953 no Brooklyn, NY. Ele cresceu no subúrbio de Long Island, onde na juventude, participou de diversas atividades artísticas. Longo desenvolveu uma fascinação precoce por todas as formas de mídia em massa; especialmente filmes, televisão, revistas e quadrinhos. Essas influências ainda são incorporadas ao trabalho artístico que ele produze hoje. Robert Longo foi educado na State University College, em Buffalo, NY.
Embora tenha estudado escultura, Longo sempre preferiu o desenho como forma de auto-expressão. Contudo, a influência da escultura penetra em sua técnica, na medida em que seus “retratos” tem um traço distinto que parece dar aos seus desenhos uma qualidade tridimensional. Longo usa o grafite como se usasse argila, moldando-o para criar imagens como as das figuras retorcidas e dançantes da sua série “Homem nas cidades”.
Para criar trabalhos como Barbara e Ralph, primeiro Longo projeta as fotografias dos seus personagens num papel e desenha as figures em grafite, eliminando qualquer detalhe do fundo. Depois de registrar os contornos básicos, sua assistente Diane Shea, continua trabalhando na figura durante mais ou menos uma semana, preenchendo os detalhes. Depois, Longo volta ao desenho, usando uma combinação de grafite e carvão a fim de atingir, como ele mesmo diz: “todo o trabalho cosmético”. Neste estágio do trabalho, ele faz diversas modificações na figura. Algumas sutis: talvez um pouco mais de definição no ombro ou um tom mais escuro no sapato. Outras radicais: um sujeito, que na fotografia original usava jeans, no desenho, pode acabar num par de calças preta formais. Longo continua trabalhando no desenho fazendo diversas modificações, até que depois de uma semana, consegue concluí-lo.
Um comentário:
Já está usando os frutos de suas trocas de domingo? Me diverti muito. Escrevi até uma resenha da nossa tarde lá no meu blog: www.jardimdosencontros.zip.net
Vai lá!
Postar um comentário